sábado, 28 de fevereiro de 2009

Análise dos Sites G1, O Globo Online, e Uol News sobre o caso da brasileira ferida na Suíça



Por:Zani Matos(opinião)



UOL News- Fala da possibilidade
dos advogados usarem a doença lúpus para defender Paula Oliveira, a brasileira que se diz vítima de supostos neonazistas na Suíça. No site há quatro link. A seção acompanhe o caso traz outras cinco matérias sobre fato com imagens.

Interatividade disponível:
comentar, corrigir, RSS, fale conosco, imprimir, enviar por e-mail, receber a matéria por celular;


O Globo online, traz
links no corpo da matéria para outras matérias relacionadas, permitindo uma visão ampla do caso. Na seção saiba mais sobre o caso, link para o site da BBC Brasil –Blog do editor Rogério Simões que faz uma análise sobre a postura da imprensa no caso.

Interatividade disponível:
Corrigir, Imprimir, enviar por e-mail, compartilhar, votar, comprar

G1 Texto resumido com apenas um link sofrer de lúpus , clicando nele o internauta tem acesso

a matéria onde pai diz que Paula sofre da doença. Repete o mesmo link de O globo Online para o Blog do editor Rogério Simões.



UOL Advogado de Paula Oliveira deve lúpus em defesa

G1 Advogado de Paula pode usar lúpus em defesa

O Globo Online Advogado já prepara defesa de brasileira indiciada na Suíça

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Falta no dia 26/02

Caros,

Não irei à próxima aula, dia 26/02, pois estarei em Goiás, cobrindo a Copa Latina de Futebol de Areia.

Desculpem-me pelo transtorno
.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Análise de sites: G1, Globo Online e Uol News.

Márcia Soligo (Opinião).

Foi realizada a análise das matérias sobre o caso de Paula Oliveira, e podemos concluir:

No UOLNews: Uma matéria bem completa e com poucos links, mas com "Acompanhe o caso" onde é possível saber vários desdobramentos da história, ainda com fotos ilustrativas.

No G1: Texto breve e um pouco superficial, bem resumido. Apenas um link, sem uso de fotos e à esquerda um "Saiba Mais", onde podemos ler mais detalhes e outros fatos sobre o caso.

No Globo Online: Tenta manter a característica de jornal impresso, com detalhes e um texto mais longo que os outros. Possui vários links, uma foto de Paula e um espaço para comentários dos assinantes. Não possui espaço "Saiba Mais" ou " Acompanhe o caso", contudo é possível fazer isto através dos links na matéria.

Todos os três sites possuem interatividade, onde o internauta pode enviar a matéria para um amigo, imprimir e corrigir.

Opinião sobre site noticioso.

Marcia Soligo (opinião).

Site escolhido: Terra.

Considero o site Terra interessante pois fala de diversos assuntos de forma não tão superficial, ele cumpre seu papel como conteúdo jornalístico mesmo tendo que se manter atualizado a todo momento. O que não acontece em outros veículos online.

Seu layout é limpo e funcional, o que facilita a leitura, pois não polui o visual com muitas propagandas e informações. Sua frequência de atualizações é grande e fala bastante sobre política, que é um assunto que gosto.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Análise de sites noticiosos

Por: Renato Scofield (opinião)


No portal G1, existem poucos links dentro da matéria. Tem a parte da memória, onde se podem encontrar outras matérias já publicadas sobre aquele assunto. Ao final de cada matéria existe um link para a página inicial da editoria a qual pertence à matéria. Ao fim da matéria, temos algumas opções interessantes para utilização na internet: imprimir a matéria, adicionar aos favoritos, enviar as matérias para um amigo, receber matérias pelo celular, assinatura de newsletter e entrar em contato através do fale conosco. Ainda no início da matéria, podemos aumentar ou diminuir o tamanho da fonte. Não há a opção de fórum. Quanto ao conteúdo da matéria, o site teve um enfoque nas possibilidades de defesa utilizadas pelo advogado da brasileira.


No Uol News, a matéria sobre a possível doença de Paula Oliveira não possui link algum. Como todo site, tem a parte da memória que fica a direita e me parece um pouco discreta demais. Oferece um resumo da matéria e também sempre utiliza fotos. Há a utilização dos recursos de recebimento das matérias por celular, aumento da fonte da matéria, impressão, enviar por e-mail, comunicar erro ao site e compartilhamento. No que se refere ao conteúdo da matéria, o portal também priorizou as possíveis estratégias de defesa do advogado de Paula Oliveira.


O site do Globo em sua versão online, o texto tem muitos links para matérias relacionadas ao mesmo assunto, talvez pelo fato de não haver uma parte dedicada a memória da matéria. Existem links para outras matérias do site. O site possui algumas vantagens com relação a interatividade sobre os outros veículos analisados, como a possibilidade de avaliar a matéria, atribuindo uma nota. Possui também um fórum para discussão dos leitores, e os recursos que já vimos nos outros portais: imprimir a matéria, adicionar aos favoritos, enviar as matérias para um amigo, receber matérias pelo celular, assinatura de newsletter e entrar em contato através do fale conosco. Parece o mais completo na utilização dos recursos disponíveis para este ambiente. O site do jornal o Globo teve o foco na possível confissão de Paula de que não teria sofrido os ataques e também nas opções de defesa de seu advogado.

Análise dos sites G1, O Globo Online e UOL News

Por: Isabela Silvino (Opinião)

As últimas matérias sobre a brasileira atacada na Suíça, nos sites “G1”, “O Globo online” e “UOL News” tratam do mesmo assunto: a sua defesa. Todas elas possuem basicamente o mesmo conteúdo.

O portal “G1” apresenta apenas um link dentro da matéria, e outros no espaço “Saiba Mais”. Ele não disponibiliza espaço para comentários de leitores, e não apresenta fotos.
O site “O Globo online” possui espaço para comentários do leitor, uma foto da brasileira e muitos links dentro da matéria, que permitem ao leitor um “passeio” pelo histórico do fato enquanto lê.

Já o “UOL News” não utiliza links na matéria, e nem espaço para comentários, como o G1. Porém, no espaço chamado “Acompanhe o caso”, o site apresenta duas fotos da brasileira e links de matérias anteriores sobre a história.

Análise da mesma matéria em três sites diferentes

Por: Daniel Silva Jardim (Opinião)

Na matéria sobre uma das possíveis defesas a ser utilizada pelo advogado da brasileira Paula Oliveira na Suíça, O Globo Online foi o que mais incorporou links dentro de seu texto. Dessa forma, aumentam as chances do internauta querer clicar para saber mais sobre as notícias dentro da notícia. Só possui uma foto da brasileira mostrando a suposta gravidez antes dos ataques, sendo possível ampliá-la. Talvez fosse mais impactante mostrar alguma foto com os cortes.

No G1, há somente um link dentro do texto; mas há um espaço com manchetes de outras matérias relacionadas ao caso de Paula Oliveira – o “Saiba Mais", que tem bastante destaque e também funciona ao atrair o interesse do leitor a acessar mais matérias sobre o assunto. Não há uma foto sequer, o que seria importante para dar um suporte visual. Outra característica é a possibilidade de aumentar ou reduzir o tamanho da letra.

Já no UOL News, não há nenhum link no texto. Eles utilizam um recurso interessante, que é o “Acompanhe o caso”. Este é um recurso bastante simples, com duas fotos e dois pequenos parágrafos sobre o fato que gerou a notícia. No fim da matéria, o site também faz uso do “Saiba mais”, porém não com tanto destaque quanto o G1.

Os três sites utilizam ferramentas que possibilitam enviar a matéria a um amigo, enviar alguma correção, imprimir e assinar matérias pelo celular.

O caso da brasileira Paula Oliveira nos sites noticiosos G1, O Globo Online e Uol News

Por: Karina Fernandes (Opinião)

O caso da advogada brasileira, Paula Oliveira, que disse ter sido atacada por neonazistas na Suíça, ganhou destaque nas primeiras páginas dos três portais de notícias: G1, O Globo Online e UolNews. Todos eles já noticiam a defesa da advogada.

No
G1, a matéria é focada na entrevista do seu advogado, Roger Müller. O texto todo conta com apenas um link quando comenta a possibilidade da defesa usar a doença que a brasileira sofre como atenuante para a pena. Se o internauta quiser mais informações sobre como o advogado chegou a essa defesa, basta clicar em cima da frase 'sofrer de lupus', que será transportado para outra matéria do portal onde o pai de Paula, Paulo Oliveira, afirma que ela sofre da doença. O texto conta com recurso de aumento de fonte e o Saiba mais, com títulos de outras matérias sobre o fato. Há também barra de ferramentas com as opções versão para impressão, enviar para amigo, compartilhar, receber pelo celular, assinar newsletter e entre em contato.

Já no
O Globo Online, o Lead também é a defesa da advogada. O texto conta com quatro links, que levam o leitor à outras matérias do próprio site. Sendo que, dois desses links transportam para a mesma matéria, o que seria desnecessário. Outros meios de interatividade da matéria são: dê seu voto, comentários, compartilhe, envie, imprima, corrija e compre. Não tem o tão famoso Saiba mais.

No
Uol News, o foco também é o mesmo dos outros dois, mas o texto não tem links. Os meios de interação para internauta são: link na fonte da matéria, no caso BBC Brasil.com, acompanhe o caso, aumento da letra, imprimir, enviar por e-mail, acompanhe as notícias no celular, compartilhe com outras ferramentas da Internet, como Myspace e Digg, e comunicar erro.


G1: Advogado de Paula Oliveira pode usar lúpus em sua defesa

Interatividade em questão.

Por: Priscilla Sousa (Opinião)

O desenrolar da matéria sobre a advogada brasileira Paula Oliveira que diz ter sido atacada por skinheads na Suíça se apresenta das mais variadas formas nos portais de notícias G1, OGlobo Online e UOL News.

No primeiro, há links ao lado da matéria com o intuito do leitor compreender melhor a que se refere o tema abordado, quais foram suas premissas, é o chamado “saiba mais”.
Além disso, mesmo no corpo do texto pode-se perceber variados outros links que, ao serem clicados, abrem uma nova janela destinada a outra matéria referente a palavra (ou expressão) em questão.

Há ainda ferramentas úteis aos usuários como a escolha do tamanho de letra, opções como imprimir a matéria, enviar para um amigo, compartilhar, receber pelo celular, assinar a newsletter e entrar em contato com o repórter.
Já no segundo portal, o corpo da matéria sobre a brasileira também se apresenta repleto de links que explicam sobre o que texto aborda (apesar de certos links abrirem a mesma matéria e não apresentar fatos novos, o que é considerado um erro), além disso há canais de interatividade com o leitor como a opção “Participe, opine”; a avaliação da matéria pelo leitor (por meio do acréscimo ou diminuição de estrelas) resultando em uma média feita pelo site para julgar o nível de aprovação ou reprovação do texto.

Os comentários dos leitores também podem ser inseridos na matéria além de ferramentas como “imprima”, “envie para um amigo”, “corrija” e “compartilhe”.
E quanto ao último portal, a matéria contém além das ferramentas usuais como a opção de modificar o tamanho de letra do texto, imprimir, enviar por e-mail e comunicar erros, compartilhar a notícia, links de acesso a outro portal (BBC Brasil.com) onde a matéria foi postada primeiramente e links como “leia mais” apresentando todo o desenvolvimento do ocorrido e fatos novos. Há ainda a possibilidade do leitor de acompanhar as notícias direto do celular.

Opiniões sobre sites noticiosos

Por: Rodrigo Guedes (Opinião)

G1: Constatei que o site “G1" se manteve neutro em relação ao caso de Paula Oliveira, não deixando no ar se de fato ela inventou a história com “Neonazistas”. Descreveu a matéria de forma objetiva.http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1009145-5602,00-ADVOGADO+DE+PAULA+OLIVEIRA+PODE+USAR+LUPUS+EM+SUA+DEFESA.html

O Globoonline: Foi mais favorável com Paula Oliveira, o advogado deu a entender que ela não será presa. Serão discutidas três estratégias de defesa. A doença de Paula, Lúpus será usada também como objeto de defesa.http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/02/19/advogado-ja-prepara-defesa-de-brasileira-indiciada-na-suica-754487946.asp

Uol News: Também foi favorável com a cidadã. Mais detalhista ,descrevendo melhor os fatos e relevando fatos futuros como o depoimento dela semana que vem. http://noticias.uol.com.br/bbc/2009/02/19/ult5017u41.jhtm

Análise de sites noticiosos.

Por: Barbara Cardoso (Opinião)

Analisando o portal G1 com base na última atualização da matéria sobre brasileira indiciada na Suíça, é possível encontrar os ícones de interatividade como : imprimir a matéria , enviar a matéria para amigo , receber no celular ou entrar em contato com o repórter.Possuindo um link pra matéria anterior onde o pai de Paula revela a doença da filha .

o globo online tem a foto da brasileira para quem está lendo sobre o assunto pela primeira vez, a opção para votar na matéria e ver a média obtida dos votos possibilitando o leitor e o repórter saber se a matéria agradou ou não,além de comentários,imprimir , enviar a um amigo e corrigir o texto caso tenha alguma informação errada ou o leitor tenha uma a acrescentar.

No Uol News , o número de ferramentas de interatividade é menor contendo apenas as comuns a todos como:imprimir a matéria, enviar por email , comunicar erro.Porém apresenta um Box com resumo do caso para o leitor ficar interado sobre a notícia completa.

G1-Advogado de Paula Oliveira pode usar lúpus em sua defesa.
Oglobo online- Advogado já prepara defesa de brasileira indiciada na Suiça.
Uol News- Advogado de Paula Oliveira deve usar lúpus em defesa.

Análise de Conteúdo de Sites Noticiosos

Por: Sylvia de Sá (Opinião)
Após avaliar as notícias sobre o caso da brasileira indiciada na Suíça, são observadas semelhanças entre o G1, o Globo Online e o UOL News. Recursos como enviar a matéria por e-mail, imprimir, aumentar a fonte, além de ferramentas para compartilhar informação são pontos em comum entre os três sites.
No caso do Globo Online e do G1, os textos possuem links que levam a outros sobre o que está sendo discutido. Já o UOL News conta com o “Acompanhe o Caso”, um box que resume os acontecimentos e possui links de outras matérias referentes ao assunto em questão. O G1 também oferece este recurso com o “Saiba Mais”, onde estão linkadas as últimas notícias sobre o tema. Ainda no final da página, é possível clicar e ser direcionado para outras notícias sobre a editoria Mundo.
Ainda falando sobre o G1, há a opção de assinar o newsletter, entrar em contato com o portal e assinar RSS. E, assim como o UOL News, o G1 também permite acompanhar notícias pelo celular. Já o Globo Online dá espaço para comentários dos leitores, além da opinião e a possibilidade de avaliar o texto lido.
No Globo Online e no UOL News também encontramos a opção de corrigir a matéria, caso o internauta encontre algum erro ou equívoco no que foi noticiado.

Análise de sites noticiosos.

Por: Kadu Braga (Opinião)

Começando a análise pelo site Uol News, é possível notar, que, em primeira vista muito carregado de números, como por exemplo dados estatísticos em percentual. Isto é, seu público alvo é muito específico para um leitor mais culto capaz de entender esta linguagem. Quanto à sua interatividade com o leitor, é possível comunicar erros, enviar a matéria e imprimir.

A mesma matéria no globo online também é pesada em números. Encontramos logo acima do texto um indicador de média de notas que o leitor logo pode avaliar a matéria, e quando ela é bem votada, passa a dar credibilidade à notícia e desperta a curiosidade do internauta. Também é possível comentar a matéria, fazendo com que o leitor possa expressar a sua opinião sobre como foi dada a notícia, e até mesmo falar sobre o assunto abordado, fazer críticas, elogios etc.
Os hiperlinks de notícias relacionadas, é uma ferramenta que possibilita o leitor a se inteirar de assuntos de fatos que aconteceram e que tenham relação com a matéria.

Para finalizar, no site G1, a matéria já possui uma aparência mais leve, pois tem uma fotografia ilustrativa da fachada de um banco no canto esquerdo da tela.
O seu texto corrido também é carregado de números, porém, a notícia é mais bem dividida em tópicos diferentes sobre a mesma notícia, assim facilita e muito o leitor entender o fato de uma forma mais clara. No G1 também é possível se inteirar mais sobre assuntos relacionados em links na parte esquerda da tela, abaixo do escrito saiba mais. E para interagir, basta clicar em escreva seu comentário logo abaixo da matéria.

Análise sites noticiosos: G1, OGlobo Online e UOL News

Por: Vivian Vinhal (Opinião)

O caso da brasileira Paula Oliveira, acusada de forjar o ataque por neonazistas e a gravidez de gêmeos, aparecem nos sites de informações em diferentes focos.

No G1, a matéria aparece com enfoque na suposta doença (lúpus), que poderia ser a causa do surto que ela teria sofrido. Assim, o adovogado de defesa da brasileira pensa em uma defesa aonde a pena seria de menor gravidade. O site cita no corpo da matéria um link para explicação e a notícia de quq a brasileira sofria da doença. Saiba mais, com cinco links para matérias anteriores do caso, complementam a matéria atual.

No Globo Online, a mesma matéria tem o enfoque maior possível crime que a brasileira teria forjado. Sua materia é mais detalhada, com depoimentos do advogado de defesa e do pai. Na matéria há sete links para acesso a notícias anteriores, porém com enfoques de repercusão política e de defesa (lúpus). Comentários, dê o seu voto fazem parte da interatividade da notícia.

Já no site UOL News, temos a matéria novamente destacada com a suposta doença de lúpus da brasileira, o que poderia de acordo com o advogado de defesa, ser um atenuante para a justiça Suiça. Quatro links para matérias anteriores e fotos fazem parte das informações.

Comparando todos os sites, informações e títulos se assemelham muito.
Informe: no fechamento da análise, a matéria do UOL foi atualizada.



G1: "Advogado de Paula Oliveira pode usar lúpus em sua defesa"
OGlobo Online: Imprensa suíça diz que Paula Oliveira confessou ter forjado gravidez e ataque
UOL News: Brasileira deu "golpe da barriga" para conseguir visto, diz jornal suíço

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O mundo na tela

O portal de notícias G1, da globo.com é um dos portais mais completo e confiável no momento. É um portal que passa credibilidade ao internauta e aborda assuntos do mundo inteiro. Desde informações regionais até informações internacionais.

É um portal diversificado que abrange diferentes públicos, tanto aqueles que querem saber sobre vestibular que encontram informações importantes sobre o mesmo dentro do G1, ou até mesmo aqueles que apenas querem ficar por dentro das notícias do dia – a – dia.

No mundo das tecnologias as pessoas não tem mais tempo para parar e ficar lendo um jornal impresso e através dos portais noticiosos você fica sabendo do que acontece no mundo a qualquer hora do dia, basta um intervalo entre um tarefa e outra no trabalho e você acessa a internet para saber o que lhe interessa. Podendo ser questões políticas, futebol, entretenimento, dentre outros. Tudo isso em um único espaço e o G1 nos proporciona tudo isso e um pouco mais.

Através da internet você lê a notícia mais resumida, ler apenas aquilo que realmente lhe interessa e tem a opção de decidir se quer ler mais sobre aquele assunto ou não. E ainda tem a opção de ler matérias semelhantes aquela.

Os sites noticiosos vieram para facilitar a vida de que não tem tempo para ler jornais (impressos) e para aproximar mais as pessoas da internet.