quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O caso da brasileira Paula Oliveira nos sites noticiosos G1, O Globo Online e Uol News

Por: Karina Fernandes (Opinião)

O caso da advogada brasileira, Paula Oliveira, que disse ter sido atacada por neonazistas na Suíça, ganhou destaque nas primeiras páginas dos três portais de notícias: G1, O Globo Online e UolNews. Todos eles já noticiam a defesa da advogada.

No
G1, a matéria é focada na entrevista do seu advogado, Roger Müller. O texto todo conta com apenas um link quando comenta a possibilidade da defesa usar a doença que a brasileira sofre como atenuante para a pena. Se o internauta quiser mais informações sobre como o advogado chegou a essa defesa, basta clicar em cima da frase 'sofrer de lupus', que será transportado para outra matéria do portal onde o pai de Paula, Paulo Oliveira, afirma que ela sofre da doença. O texto conta com recurso de aumento de fonte e o Saiba mais, com títulos de outras matérias sobre o fato. Há também barra de ferramentas com as opções versão para impressão, enviar para amigo, compartilhar, receber pelo celular, assinar newsletter e entre em contato.

Já no
O Globo Online, o Lead também é a defesa da advogada. O texto conta com quatro links, que levam o leitor à outras matérias do próprio site. Sendo que, dois desses links transportam para a mesma matéria, o que seria desnecessário. Outros meios de interatividade da matéria são: dê seu voto, comentários, compartilhe, envie, imprima, corrija e compre. Não tem o tão famoso Saiba mais.

No
Uol News, o foco também é o mesmo dos outros dois, mas o texto não tem links. Os meios de interação para internauta são: link na fonte da matéria, no caso BBC Brasil.com, acompanhe o caso, aumento da letra, imprimir, enviar por e-mail, acompanhe as notícias no celular, compartilhe com outras ferramentas da Internet, como Myspace e Digg, e comunicar erro.


G1: Advogado de Paula Oliveira pode usar lúpus em sua defesa

Nenhum comentário: