quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Análise da mesma matéria em três sites diferentes

Por: Daniel Silva Jardim (Opinião)

Na matéria sobre uma das possíveis defesas a ser utilizada pelo advogado da brasileira Paula Oliveira na Suíça, O Globo Online foi o que mais incorporou links dentro de seu texto. Dessa forma, aumentam as chances do internauta querer clicar para saber mais sobre as notícias dentro da notícia. Só possui uma foto da brasileira mostrando a suposta gravidez antes dos ataques, sendo possível ampliá-la. Talvez fosse mais impactante mostrar alguma foto com os cortes.

No G1, há somente um link dentro do texto; mas há um espaço com manchetes de outras matérias relacionadas ao caso de Paula Oliveira – o “Saiba Mais", que tem bastante destaque e também funciona ao atrair o interesse do leitor a acessar mais matérias sobre o assunto. Não há uma foto sequer, o que seria importante para dar um suporte visual. Outra característica é a possibilidade de aumentar ou reduzir o tamanho da letra.

Já no UOL News, não há nenhum link no texto. Eles utilizam um recurso interessante, que é o “Acompanhe o caso”. Este é um recurso bastante simples, com duas fotos e dois pequenos parágrafos sobre o fato que gerou a notícia. No fim da matéria, o site também faz uso do “Saiba mais”, porém não com tanto destaque quanto o G1.

Os três sites utilizam ferramentas que possibilitam enviar a matéria a um amigo, enviar alguma correção, imprimir e assinar matérias pelo celular.

Nenhum comentário: