quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Análise de sites noticiosos

Por: Renato Scofield (opinião)


No portal G1, existem poucos links dentro da matéria. Tem a parte da memória, onde se podem encontrar outras matérias já publicadas sobre aquele assunto. Ao final de cada matéria existe um link para a página inicial da editoria a qual pertence à matéria. Ao fim da matéria, temos algumas opções interessantes para utilização na internet: imprimir a matéria, adicionar aos favoritos, enviar as matérias para um amigo, receber matérias pelo celular, assinatura de newsletter e entrar em contato através do fale conosco. Ainda no início da matéria, podemos aumentar ou diminuir o tamanho da fonte. Não há a opção de fórum. Quanto ao conteúdo da matéria, o site teve um enfoque nas possibilidades de defesa utilizadas pelo advogado da brasileira.


No Uol News, a matéria sobre a possível doença de Paula Oliveira não possui link algum. Como todo site, tem a parte da memória que fica a direita e me parece um pouco discreta demais. Oferece um resumo da matéria e também sempre utiliza fotos. Há a utilização dos recursos de recebimento das matérias por celular, aumento da fonte da matéria, impressão, enviar por e-mail, comunicar erro ao site e compartilhamento. No que se refere ao conteúdo da matéria, o portal também priorizou as possíveis estratégias de defesa do advogado de Paula Oliveira.


O site do Globo em sua versão online, o texto tem muitos links para matérias relacionadas ao mesmo assunto, talvez pelo fato de não haver uma parte dedicada a memória da matéria. Existem links para outras matérias do site. O site possui algumas vantagens com relação a interatividade sobre os outros veículos analisados, como a possibilidade de avaliar a matéria, atribuindo uma nota. Possui também um fórum para discussão dos leitores, e os recursos que já vimos nos outros portais: imprimir a matéria, adicionar aos favoritos, enviar as matérias para um amigo, receber matérias pelo celular, assinatura de newsletter e entrar em contato através do fale conosco. Parece o mais completo na utilização dos recursos disponíveis para este ambiente. O site do jornal o Globo teve o foco na possível confissão de Paula de que não teria sofrido os ataques e também nas opções de defesa de seu advogado.

Nenhum comentário: