Por: Priscilla Sousa (Opinião)
O desenrolar da matéria sobre a advogada brasileira Paula Oliveira que diz ter sido atacada por skinheads na Suíça se apresenta das mais variadas formas nos portais de notícias G1, OGlobo Online e UOL News.
No primeiro, há links ao lado da matéria com o intuito do leitor compreender melhor a que se refere o tema abordado, quais foram suas premissas, é o chamado “saiba mais”.
Além disso, mesmo no corpo do texto pode-se perceber variados outros links que, ao serem clicados, abrem uma nova janela destinada a outra matéria referente a palavra (ou expressão) em questão.
Há ainda ferramentas úteis aos usuários como a escolha do tamanho de letra, opções como imprimir a matéria, enviar para um amigo, compartilhar, receber pelo celular, assinar a newsletter e entrar em contato com o repórter.
Já no segundo portal, o corpo da matéria sobre a brasileira também se apresenta repleto de links que explicam sobre o que texto aborda (apesar de certos links abrirem a mesma matéria e não apresentar fatos novos, o que é considerado um erro), além disso há canais de interatividade com o leitor como a opção “Participe, opine”; a avaliação da matéria pelo leitor (por meio do acréscimo ou diminuição de estrelas) resultando em uma média feita pelo site para julgar o nível de aprovação ou reprovação do texto.
Os comentários dos leitores também podem ser inseridos na matéria além de ferramentas como “imprima”, “envie para um amigo”, “corrija” e “compartilhe”.
E quanto ao último portal, a matéria contém além das ferramentas usuais como a opção de modificar o tamanho de letra do texto, imprimir, enviar por e-mail e comunicar erros, compartilhar a notícia, links de acesso a outro portal (BBC Brasil.com) onde a matéria foi postada primeiramente e links como “leia mais” apresentando todo o desenvolvimento do ocorrido e fatos novos. Há ainda a possibilidade do leitor de acompanhar as notícias direto do celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário