quinta-feira, 28 de maio de 2009

Análise do Jornalismo Colaborativo Online

Por: Andréia Homem
O site terra através do “Vc repórter” oferece aos internautas a possibilidade de participar do conteúdo do site enviando notícias, fotos e vídeos, através do computador ou até mesmo do próprio celular.
Para colaborar basta preencher um formulário e assinar o termo de responsabilidade pelo material encaminhado. As “matérias” são assinadas pelo internauta que as manda, e na própria página do serviço há dicas de como “produzir” a matéria, incluindo orientações sobre como escrever o texto, tirar boas fotos e fazer bons vídeos, para que ela fique o mais próximo possível de uma matéria jornalística.
Com as informações disponibilizadas de forma simples e bem destacadas devido ao tamanho das fontes e do layout do site, não há como não encontrar a forma de enviar o material e de visualizar o que já foi postado.
No site do O Globo online há o “Eu repórter” que é uma forma dos internautas também participarem do conteúdo do jornal com sugestões de matérias, enviando notícias, fotos e vídeos. O próprio espaço é nomeado como “Aqui você faz a sua história”.
O layout da página do colaborador quase se confunde com uma editoria normal, com as matérias diagramadas e disponibilizadas, sendo todas creditadas por quem as enviou. Mas com um caráter menos jornalístico, a meu ver parece mais um blog do que um espaço de notícias feito por qualquer internauta.

O jornalismo colaborativo é muito importante, pois o que passaria despercebido ao olhar jornalístico, devido a baixa relevância para a sociedade e o pouco tempo para se apurar muita coisa em diferentes lugares, nesse espaço encontra visibilidade e importância.

O leitor/ internauta tem que ter seu espaço de falar e sugerir pautas, afinal é para ele que tudo é feito. Mas é essencial uma filtragem do conteúdo para não ser divulgado notícias falsas ou com informações precipitadas que mal foram apuradas.

Sou a favor do jornalismo colaborativo e acho sua existência fundamental para qualquer veículo de informação, sendo necessário reservar um espaço e indicá-lo para isso, afinal, não é por nada que existe a formação de Jornalismo, que deve permanecer sendo respeitada.

Nenhum comentário: