RIO - De um lado, negros, índios, portadores de deficiência e estudantes de escolas públicas. Do outro, estudantes - em sua maioria brancos - provenientes de escolas particulares e de classe social mais abastada, que não enfrentariam grandes dificuldades para assumir os custos de permanência no ensino superior.
Essas classes voltaram a entrar em conflito devido à decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que concedeu, na última segunda-feira (25/05), liminar suspensiva que anula os efeitos da lei estadual que estabelece cotas em universidades do Rio.
Para uns o objetivo das cotas é promover a igualdade social, tendo em vista que afrodescendentes e cidadãos de baixa renda tem menos chances de chegar ao ensino superior. Para outros, o sistema de cotas apenas serve de propaganda política e para aumentar a segregação social.
Para mim ela é tudo isso e mais um pouco. Ela é demagógica, discriminatória e não atinge seus objetivos, por provocar um acirramento da discriminação na sociedade entre cotistas e não- cotistas. A seleção deve ser feita única e exclusivamente por mérito na classificação final nos exames vestibulares.
"Saiba Mais":
Cotas nas Universidades
"Saiba Mais":
Cotas nas Universidades
Enquete:
Você é a favor ou contra? Dê a sua opinião!
() SIM! As minorias precisam ter acesso ao ensino superior.
() NÃO! O acesso à universidade deve ser por meritocracia.
Fórum:
Na sua opinião o que vai acontecer? Até quando o critério da pele vai continuar prevalecendo?Participe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário