Por Hanrrikson de Andrade (Opinião).
As seções de jornalismo colaborativo dos portais Terra e O Globo, “Vc-Repórter” e “Eu-Repórter”, respectivamente, surgiram de um princípio em comum: fomentar a participação dos leitores no processo de construção de conteúdo e, dessa forma, estreitar os laços de credibilidade e interação. No entanto, ao traçar um comparativo entre os dois, podemos observar algumas distinções básicas, principalmente no que diz respeito ao espaço de noticiabilidade (isto é, ao destaque dado a este tipo de material, em especial na home) e ao conjunto de critérios de seleção.
O “Eu-Repórter” é pautado fundamentalmente pelos assuntos de caráter urbano, tais como buracos em ruas, problemas de asfaltamento, acidentes de trânsito, vazamentos, alagamentos, infrações à lei, entre outros. Embora o seu “recorte” seja o Rio de Janeiro, a seção por vezes abre espaço para o material enviado por leitores de outros estados (como, por exemplo, a carta enviada por uma leitora cearense para o personagem João Buracão). Por exigência editorial, todo o conteúdo deve ser estritamente noticioso, porém há a preocupação em estabelecer uma integração entre o “Eu-Repórter” e a editoria “Opinião”, na qual os leitores podem se manifestar com artigos e textos opinativos.
O “Vc-Repórter”, por sua vez, tem abrangência nacional e, além dos assuntos urbanos – característica comum à maioria das seções de jornalismo participativo –, possui também conteúdo relacionado à economia (exemplo: “Blumenau recebe R$ 63 milhões para prevenção de enchentes”), cultura (exemplo: “Beyoncé encanta portugueses em show”), esportes (exemplo: “Vitória impede emissora de TV de transmitir o jogo”), entre outros. Diferentemente de “O Globo”, o portal Terra não faz da página de “Vc-Repórter” uma editoria propriamente dita. As notícias veiculadas, embora tenham um selo de especificação e menção no título da matéria – no sentido de indicar que tal conteúdo fora enviado por um leitor (veja na foto abaixo) –, são indexadas com as demais.
Além disso, em O Globo, existe a possibilidade de estabelecer um ranking do conteúdo enviado pelos leitores. Ambos disponibilizam o serviço também em celulares por meio da tecnologia SMS – o usuário, além de poder enviar o conteúdo pelo celular, pode ler pequenos resumos das notícias, via SMS. O “Eu-Repórter”, porém, peca no sentido de não oferecer aos usuários informações mais didáticas a respeito do envio de conteúdo. Enquanto isso,
Há também distinções no que diz respeito ao sistema de cadastros. O portal de O Globo adota uma postura mais rigorosa: antes mesmo de ler ou enviar qualquer tipo de material, o usuário precisa se cadastrar no site. Ao informar as regras de participação, o veículo deixa claro que não será permitido qualquer tipo de divulgação de trabalhos jornalísticos por profissionais de comunicação e/ou fotógrafos profissionais, bem como free-lancers; e que todo o conteúdo enviado passará pelo crivo do corpo de editores do site. Ambos os sites informam previamente de que o usuário deverá concordar com um Termo de Compromisso e Cessão de Direitos Autorais.
Em relação ao Terra, menores de 18 anos devem ser representados por seus responsáveis legais para que possam efetuar o cadastro, no qual é necessário informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da carteira de identidade (RG). O usuário pode, ao mesmo tempo em que efetuar o cadastro, já enviar um “conteúdo inicial” – diferentemente do concorrente, que exige um cadastramento prévio.
SAIBA MAIS:
Eu-Repórter: Leitores registram ação policial no morro Pavão-Pavãozinho
Vc-Repórter: Helicóptero cai e faz duas vítimas no sul da Bahia
Entenda o que é e como funciona o jornalismo colaborativo
ENQUETE
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( ) SIM. Creio que esta é uma forma de contribuição com a sociedade em relação à circulação de informações.
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FÓRUM
O crescimento exponencial do chamado "jornalismo colaborativo" propõe uma série de discussões a respeito da possibilidade de participação do cidadão comum no processo jornalístico da "grande imprensa". Até que ponto essa nova vertente da atividade jornalística pode contribuir no sentido de estreitar os laços de afinidade entre veículos e leitores? Dê a sua opinião!
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