quarta-feira, 27 de maio de 2009

Nova censura?

Por: Márcia Soligo (Opinião)

O projeto que propõe mudanças na Lei de Imprensa, proposto pelo Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) vem despertando muita polêmica no meio jornalístico e entre a população brasileira, já que algumas medidas previstas se aproximam da censura ocorrida durante a ditadura militar.

Embora a liberdade de imprensa nunca tenha existido completamente, ou talvez como foi idealizada, mudanças como a impossibilidade do profissional manter sua fonte são extremamente complicadas no exercício do jornalismo. A proibição das redes colaborativas também não acrescenta em nada para a imprensa nacional, somente atrasa uma evolução digital que caminha para o conhecimento e compartilhamento de ideias.

Honestamente, não consigo ver como o jornalismo colaborativo poderia se tornar prejudicial ou diminuir a qualidade do jornalismo praticado no país. O meio online, assim como os outros, apresenta um mundo de boas informações e cultura para aqueles que sabem filtrar, colocar uma pedra na evolução das mídias nunca resolveu nada.


É preciso se mobilizar e demonstrar que atitudes retrógradas como esta não propõem ou trazem nenhuma melhora para o momento que vivemos hoje. A censura poda a expressão livre de opiniões e apenas cria rebeldes, pois a vontade de dizer o que pensa não se extíngue.

Saiba Mais

- Projeto quer controlar acesso à internet

- Ato contra "Lei Azeredo" reúne militantes, Suplicy e fãs de Teatro Mágico em SP

- Entenda a polêmica sobre o impacto da lei de crimes cibernéticos

Vote

Você é a favor do projeto?
( ) Sim, é preciso que a imprensa tenha limites.
( ) Não, este projeto apresenta um atraso para o jornalismo no Brasil.

Opine

O projeto para a nova Lei de Imprensa terá que impactos se for aprovado? É possível prevê-los?

Nenhum comentário: