quinta-feira, 28 de maio de 2009

Direito de entrar na Universidade é para todos


Por: Lara Martinho ( Opinião)

O sistema de cotas existe porque a educação no nosso Estado é precária e tem muitas falhas. Nossas escolas não estão preparadas para atender todos os alunos e ainda por cima não possuem estrutura para atender crianças portadoras de necessidades especiais.
Com o fim do decreto, a desigualdade social e a descriminação com essas pessoas que dependem do ensino público irá aumentar e a chance de entrar numa Universidade e no mercado de trabalho ficará ainda mais distante de ser concretizado.
A UERJ é contra o decreto da Justiça do fim das cotas até porque segundo o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, o percentual de cotas nunca foi totalmente preenchido então não há lógica para acabar com as cotas que é uma forma de superar a desigualdade social. O vestibular deste ano terá que sofrer alterações devido à decisão da justiça.
Segundo o secretário da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio, Alexandre Cardoso ,"É um absurdo interromper o edital do vestibular deste ano. A primeira fase da UERJ começa em junho".
Deve-se ver o outro lado também que são os alunos não cotistas que querem ter o direito de estudar numa Universidade pública como os cotistas. Segundo o reitor a prova para cotistas e não cotista é a igual, o que muda é a pontuação que deve ser atingida.
Para que a suspensão da lei seja válida é necessário que o governo faça um melhor planejamento do ensino básico e que dê suporte aos alunos da rede pública para despertar nelas o interesse pelo o estudo, assim todos terão direitos iguais no ingresso a Universidade. Acredita-se que essa assistência tem que ser feita para todos negros, indígenas, portadores de necessidades especiais e todos que são considerados cotistas. Só assim a desigualdade e a descriminação serão abolidas nessa questão e todos, cotistas ou não terão o direito de entrar na Universidade.

Saiba mais:
Justiça suspende sistema de cotas em universidades do Rio de Janeiro

Vestibular 2009: Bolsonaro defende o fim das cotas e denuncia racismo nas universidades do Rio

Com oferta de vagas exclusivas para negros maior do que a procura, Uerj reavalia sistema de cotas

Enquete: Você acha que vai mudar alguma coisa a suspensão das cotas?

( ) Sim. Todos terão direitos iguais ao acesso a Universidade.

( ) Não. A desigualdade vai permanecer.

Fórum: Você é a favor do fim do sistema de cotas? Como estudante independente da sua cor o que você acha disso?

Nenhum comentário: