quarta-feira, 1 de abril de 2009

Casa da Mordomia. Festival de Benesses no Senado Cria Mal Estar Entre Políticos

Por: Paulo Cardoso (Brasil)

BRASÍLIA - Salário médio de 18 mil reais, horário de trabalho flexível, que permite dar expediente em casa ou em qualquer outro lugar do Brasil, plano de saúde com reembolso integral de despesas, pagamento de horas extras nas férias, gratificações...
O Senado foi dominado por uma máquina que trabalha continuamente para burlar as leis em benefício próprio. O resultado é uma estrutura perdulária e improdutiva. Após uma enxurrada de denúncias, o Senado reduziu para até 20 o número máximo de diretores na Casa. A instituição, com apenas 81 parlamentares, teria 181 funcionários com nível de diretor.

A atual estrutura, considerada inchada, vem de 2001 e a proposta dos senadores é voltar à estrutura anterior a esse período. Com a proposta, muitas das atuais secretarias retornariam ao status de sub-secretarias ou coordenações.

"É duro saber exatamente as informações aqui", afirmou o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), indicando que as novas medidas não resolverão o problema da falta de transparência na Casa. O Senado é considerado pela imprensa a instituição menos transparente da capital federal.

Por decisão da cúpula de parlamentares que comanda o Senado, será criada uma comissão de servidores para elaborar um plano de redução da estrutura da Casa em até 30 dias. Hoje, o salário médio no Senado é de 12 mil reais para nível superior havendo, no entanto, servidores que chegam a receber, entre salários e gratificações, a quantia de 35 mil reais.

Só a diminuição de diretorias e a reformulação no esquema de funcionários geraria, de acordo com o primeiro-secretário, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), uma economia mensal de 1 milhão de reais. A instituição gasta 2,2 bilhões de reais com pessoal, incluindo servidores inativos.

Opine Aqui no Fórum:

Na sua opinião o salário médio no Senado de 12 mil reais é suficiente para cobrir as despesas dos senadores?

Enquete:

  • Você ainda acredita que o Brasil é o país do futuro? Participe!

( ) Sim!
( ) Não!

Saiba Mais:

Senado corta cargos e reduz despesas

Farra de cargos públicos e gastos excessivos continua

Político paga avião fretado com dinheiro do Senado

Um comentário:

Anônimo disse...

E inaceitavel que esta situacao de corrupcao continue a ocorrer. Um judiciario "cego" e uma sociedade "surda" so contribuem para piorar e incentivar casos como esse.