quarta-feira, 1 de abril de 2009

Despesas do Senado cresceram mais que o dobro da inflação em 13 anos

Por: Andréia Homem (Brasil)

Segundo pesquisa realizada pelo Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), os gastos no Senado aumentaram 378% enquanto a inflação cresceu 186% durante a gestão de Agaciel Maia à frente da diretoria-geral do senado entre 1995 e 2008.

As despesas do Senado ultrapassaram os gastos de pessoal da União, que teve um crescimento de 282%. Entre as despesas dele encontram-se os gastos com terceirizados, onde ficou em evidência a contratação de parentes, burlando, assim, a lei antinepotismo.

O Senado já demitiu sete parentes de diretores que foram contratados por empresas terceirizadas: Dimitri Sales de Moreira, Janaína Muniz Pedrosa, Igor Pereira de Souza, Felipe Baere, André Abrego, Severo Augusto da Paz Neto e Luiz Eduardo Silva da Paz. Alguns diretores, como o casal Alraune Reinke da Paz e Francisco Maurício da Paz, não foram demitidos porque eles já trabalhavam lá antes de se casarem.

O senado já esta convocando candidatos aprovados no concurso público para substituir os servidores terceirizados na área de comunicação. Segundo Heráclito Fortes (ouça aqui:Heráclito Fortes para sobre mudanças na Casa), 1º secretário da Casa, essa é mais uma medida para enxugar o quadro administrativo da casa e assim diminuir os excessos nas despesas. (Leia mais: Senado economiza R$ 10 milhões com substituição de terceirizados)

O Senador Renato Casagrande (PSB-ES) quer divulgar na internet os gastos da Casa. Ele propôs a criação do “Portal de Transparência do Senado Federal” – O maior problema que o Senado enfrenta hoje é a cultura da Casa, que se tornou uma instituição opaca e sem comunicação com a sociedade – afirmou o senador. Se esse projeto for aprovado, o Senado vai ser obrigado a divulgar a execução orçamentária e financeira, licitações, contratos, convênios entre outras coisas.

Fórum


Você acha que a comunicação transparente do Senado com a sociedade vai
impedir as despesas excessivas da Casa? (Opine Aqui)


Enquete


Será que vão conseguir controlar o nepotismo na política brasileira? (Vote Aqui)


( ) Sim
( ) Não


Saiba Mais

Heráclito sobre passagens aéreas: se for ver "é melhor fechar o senado"

MPF pede informações ao Senado, que gastou R$ 27,5 milhões em viagens

Sarney afasta Agaciel Maia, diretor-geral do Senado, após denúncias

Nenhum comentário: