quinta-feira, 2 de abril de 2009

SARNEY PROMOVE MUDANÇAS NO SENADO


Por: Vivian Vinhal (Brasil)



O Presidente do Senado, José Sarney (PMDB), anunciou nesta quarta-feira (18/03) que vai reduzir pela metade o número de diretores da casa, de 136 diretores vai ficar somente 68. As mudanças administrativas vão ser realizadas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e segundo Sarney, só os diretores que forem “sérios” vão permanecer no cargo.



O senador determinou ontem a demissão em massa desses 136 diretores, após ter acontecido uma série de denuncias que arranaharm a imagem da instituição, mas Sarney nega que as delatações tenham o levado a essa decisão de exoneração. Para o peemedebista as mudanças no Senado são consequência das alterações administrativas que serão realizadas nos órgãos da Casa.



Para implementar essas mudanças administrativas, Sarney solicitou um estudo da Fundação Getúlio Vargas que vai fazer uma auditoria administrativa no Senado e planejamento na área de recursos humanos, entre outras ações. Sarney não fixou prazo para a conclusão do estudo, mas disse que ele será realizado com a "maior rapidez possível".



Além dessa mudança na estrutura da casa, Sarney também fez a promessa de modificar o atual sistema de votações no Senado. O presidente da Casa quer evitar excesso de votações em plenário, como requerimentos de votos de pesar que são obrigatoriamente analisados pelos parlamentares.



Desde que Sarney assumiu o cargo, no início de fevereiro, só houve polêmica. O Diretor Geral do Senado, Agaciel Maia, primo do líder do (DEM-PB), Agripino Maia pediu exoneração após denúncias de envolvimento em irregularidades. Mais de 3.000 funcionários da Casa receberam horas extras, atuorizado por Efrain Morais (DEM-PB), durante o recesso parlamentar de janeiro. Ainda houve denúncia de nepotismo em empresas terceirizadas do Senado de funcionários ligados a diretores da Casa.



SAIBA MAIS
Após denúncia, Sarney pede que diretores do Senado coloquem cargos à disposição
Tião dá celular do Senado para filha usar em viagem ao México
Temer encontra brecha jurídica para impedir que MPs tranquem votações na Câmara

ENQUETE
A decisão de Sarney de reduzir pela metade o número de diretores da casa é boa ou ruim?
( ) BOM

( )RUIM


FÓRUM
Na sua opinião, as mudanças no Senado são consequência das alterações administrativas que serão realizadas nos órgãos da Casa ou das denuncias que arranaharm a imagem da instituição?



Nenhum comentário: