quarta-feira, 1 de abril de 2009

Senado diminui cargos comissionados

Por: Andréa Filgueiras ( Brasil )

O primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes ( DEM-PI ), determinou que o diretor-geral, Alexandre Gazineo, extinguisse de imediato 50 ocupantes de cargos comissionados, mas na verdade, o objetivo é a extinção de todos. O senador também determinou, ao diretor-geral, que contratasse de imediato, os candidatos aprovados nos concursos públicos na área de comunicação social.

O senador pretende reduzir o número de funcionários terceirizados, dando a oportunidade aos candidatos aprovados em concurso público, em todas as áreas. Heráclito Fortes não sabe informar a quantidade certa de pessoas que terão de desocupar seus cargos, o seu propósito é “continuar a enxugar a estrutura”, disse.

O novo governador da Paraíba, José Maranhão ( PMDB ), assumiu o governo na quarta-feira, dia 18 de março, depois que o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), anunciou a cassação do mandato de Cássio Cunha Lima ( PSDB ), por abuso de poder político e econômico na última eleição. José Maranhão já chegou colocando ordem, exonerou mais de mil funcionários de cargos comissionados, e ainda, cortando algumas gratificações de funcionários que ocupam cargos de confiança.

Após a revelação de que o Senado possui 181 diretores, o senador Arthur Virgílio ( PSDB-AM ), apresentou um projeto de redução de gastos com o dinheiro público, cortando pela metade os cerca de 3 mil cargos comissionados da Casa, pois a maioria desses funcionários sequer passam por concurso público. O parlamentar afirma que o Senado deve dar uma satisfação à sociedade, “para mim é muito doloroso não está discutindo a crise (...)”, disse.

O número de funcionários sem concurso público é muito alto, pois bastam eles terem o aval de um senador ou do diretor do departamento na qual irão trabalhar, devido a isso se dá o aumento, pois cada senador pode contratar até 25 secretários parlamentares sem concursos.

SAIBA MAIS

Sarney criou 70% das 181 diretorias do Senado
“Clube de amigos” do Senado faz pagamento crescer 42%
Senado exonera diretores de “garagem” e “check in”


ENQUETE

Você concorda com a atitude do primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes ( DEM-PI ), em reduzir o número de diretores e dos cargos comissionados para as pessoas que não passaram em concursos públicos?

( ) Sim
( ) Não

FÓRUM

O que você acha sobre esse crescimento, no decorrer dos anos, dos cargos comissionados?

Nenhum comentário: