quinta-feira, 5 de março de 2009

Arcebispo de Recife excomunga médicos que realizaram aborto

Por: Rodrigo Guedes (Brasil)






O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, excomungou na última quarta-feira, os médicos que realizaram o aborto de uma menina de 9 anos que foi estuprada por seu padrasto. O aborto foi realizado de forma legal. Dom José afirma que a lei dos homens não tem valor nenhum perante a igreja, pois a “Lei de Deus” é mais forte.

A menina está numa maternidade pública de Recife, recebeu remédios para fazer o aborto, que se concretizou na manhã de quarta. De acordo com os médicos, se a gravidez continuasse, colocaria a saúde da criança em risco, podendo levá-la até mesmo a morte ou esterilidade. Mas não foi uma decisão simples para a equipe médica.

A decisão dos médicos contou com oposição forte da Igreja, que sempre se manteve conservadora em relação à questão do aborto, entre outras coisas. De acordo com dom José, o aborto é um crime pra Deus e não se pode ser conivente com isso. Não existe nenhuma lei humana, segundo ele, que seja mais forte que Deus.

Porém os médicos disseram priorizar a saúde da criança e usaram a lei humana nesse caso em prol da mesma. No Brasil, a lei permite o aborto em dois casos: estupro ou quando a saúde da mãe está em risco. Para a igreja, o aborto nunca é permitido. O medico disse que a criança jamais deveria pagar com a própria vida.

Assim que soube do ato, dom José excomungou os médicos e os familiares da criança que autorizaram o aborto. Não excomungou a criança, pois segundo ele, também foi uma vítima que não tem culpa de nada. Crianças raramente são excomungadas pela igreja, pois quase nunca sabem o que fazem.

Grupos feministas criticaram a igreja e o teólogo da PUC, João Batistiole afirmou que a igreja perderá sua credibilidade com isso.
Saiba Mais:
Enquete:
Você é a favor do aborto?
Sim, sou liberal, a mãe vem em primeiro lugar.
Não, sou conservador, a criança não tem culpa de nada.
Fórum:
Você acha que a Igreja foi radical nesse caso? Você acha que ela se mantém de forma positiva em assuntos polêmicos? A decisão dos médicos foi a melhor coisa?

Um comentário:

Hanrrikson de Andrade disse...

Faltou informar no lead que, além dos médicos responsáveis pela cirurgia, a mãe da criança também foi excomungada.