quinta-feira, 12 de março de 2009

Coreia do norte anuncia lançamento de satélite para abril

Por : Sylvia de Sá (Mundo)

A Coreia do Norte notificou entidades, nesta quinta-feira (12/03), sobre o seu plano de lançar um satélite entre os dias 4 e 8 de abril – ao contrário do que noticiamos anteriormente.

Para os Estados Unidos, a atitude é “provocativa” e, na verdade, trata-se do teste disfarçado de um míssil. Na quarta-feira, Washington declarou que poderia agir por diversos meios ao lançamento, inclusive endurecendo as sanções impostas pela ONU à Coreia do Norte, em 2006, quando foi declarado que “a proliferação de armas nucleares, químicas e biológicas, assim como seus meios de distribuição, constituem uma ameaça à paz e à segurança internacionais” (Leia aqui o texto da ONU).

Além dos Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão também se mostraram contra o lançamento do satélite. A Marinha americana exibiu à imprensa seu destroier USS Chaffee, da classe Aegis, que está na Coreia do Sul e tem capacidade de interceptar mísseis.

Ainda assim, Pyongyang – a capital e maior cidade da Coreia do Norte – reafirmou seu plano de lançamento do foguete admitindo ter notificado entidades como a Organização Marítima Internacional (OMI). O Norte se justifica dizendo ter aderido a um tratado internacional sobre a exploração espacial, “como parte dos seus preparativos para o lançamento (...) de um satélite experimental de comunicações”, segundo a agência oficial de notícias KCNA.

Segundo o país comunista, todas as tentativas de impedir o lançamento serão entendidas como ameaça, assim como qualquer esforço para atrapalhar seus planos resultará em guerra. A Coreia do Norte diz estar preparada para uma guerra, ao contrário do que pensam muitos analistas, que duvidam que Pyongyang seja capaz de levar suas Forças Armadas mal-equipadas para um ataque à Coreia do Sul.
A imprensa oficial norte-coreana se diz vítima de agressões dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, classificando as atitudes conjuntas dos dois países como uma intimidação “louca e impulsiva”, destinada a “fazer ataques preventivos de surpresa”.





Saiba Mais




Vote
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul têm o direito de intervir no lançamento do satélite norte-coreano?
( ) Sim
( ) Não

Opine
Você acha certo que apenas aliados norte-americanos tenham posse de armamento nuclear?

Um comentário:

Márcia Soligo disse...

Bom texto e os links estão funcionando perfeitamente.
Só esqueceu de colocar a data ao lado de "quarta-feira" na segunda linha do segundo parágrafo.