quinta-feira, 12 de março de 2009

Arcebispo excomunga todos os envolvidos no caso do aborto da menina de 9 anos

Por: Sylvia de Sá (Brasil)O arcebispo de Olinda e Recife excomungou, nesta quarta-feira, todos os envolvidos no aborto da menina de 9 anos, incluindo os médicos e a mãe. Apenas a menina – que sofria abusos sexuais do padrasto desde os 6 anos – não foi excomungada por ser menor de idade. Segundo o arcebispo dom José Cardoso Sobrinho, o procedimento é considerado um crime pela lei de Deus.

No entanto, a lei dos homens garante o abortamento legal em casos de estupro ou de risco de vida. A menina estava incluída nas duas situações.

- Se a gravidez continuasse, o dano seria pior, podendo levar a uma gravidez de alto risco. O risco existiria até de morte ou de uma sequela definitiva de não poder mais engravidar – explica o médico Olímpio Moraes.

Quando foi internada em uma maternidade pública do Recife, a menina passou a receber doses de um medicamento para interromper a gravidez de gêmeos. Na manhã desta quarta-feira, o aborto foi consumado. Desde então, o arcebispo – integrante de uma ala conservadora da igreja – declarou sua oposição.

- A lei de Deus está acima de qualquer lei humana. Então, quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos, é contrária à lei de Deus, essa lei humana não tem nenhum valor – defende.

Mesmo sendo uma decisão difícil, a equipe médica priorizou a saúde da criança e seguiu o que estava previsto por lei.

- Como médico, a gente não pode deixar que uma menina de 9 anos seja submetida a sofrimento e até pagar com a própria vida – responde o médico.

Além da comunidade médica, entidades de defesa da mulher, da criança e do adolescente também apoiaram a decisão.

- Há organizações que não levam em consideração a vida dessa menina em um momento como esse e fazem um enorme desserviço em criar uma polêmica em torno de um caso que está garantido por lei e que há uma decisão da responsável pela menor no sentido de encaminhar dessa forma como está sendo encaminhado - afirma a educadora do SOS Corpo Carla Batista.


De acordo com o teólogo e ex-professor da PUC de São Paulo, João Batistiole, a excomunhão dos envolvidos no aborto legal faz com que a Igreja perca um pouco da credibilidade perante seus fieis.
Saiba Mais
Vote
A igreja deve mudar sua estrutura para se adaptar às mudanças da sociedade?
( ) Sim, a igreja é parte da sociedade e, por isso, deve evoluir na mesma direção que ela.
( ) Não, a igreja deve sempre reafirmar seus valores e dogmas, independente do rumo que a sociedade possa tomar.
Opine
Qual o valor da lei de Deus sobre a lei dos homens?

Nenhum comentário: