Por: Karina Fernandes (Mundo)
O governo da Coreia do Norte anunciou, nesta quinta-feira (12/03), o lançamento de um satélite no mês que vem. As primeiras informações divulgadas determinavam a ação entre os dias 11 e 15, mas a data real será entre 4 e 8 de abril. A medida está causando polêmica entre líderes políticos internacionais. Para os Estados Unidos, a realidade seria outra: o governo norte-coreano estaria escondendo o teste de um míssil, com a justificativa de um satélite. Washington considerou a atitude provocativa e ameaçou reagir de diversas maneiras, até endurecer sanções da ONU após testes de mísseis e armar nucleares, há três anos.
Um porta-voz do Comitê Coreano de Tecnologia Espacial concedeu uma entrevista ao site da agência estatal de notícias norte-coreana KCNA.
- Os preparativos para o lançamento do satélite de comunicações Kwangmyongsong-2, que será colocado em órbita pelo foguete Unha-2, estão tendo rápidos progressos no Centro de Lançamento de Satélites Tonghae, no condado de Hwadae, província de Hamgyong Norte -declarou o porta-voz.
A desconfiança dos Estados Unidos tem justificativa. Em 1998, ao lançar míssil de pequeno alcance, o Taepodong-1, o governo da Coreia do Norte usou a mesma alegação, ou seja, a colocação de um satélite em órbita.
Segundo informações, o Taepodong-2 teria o poder de alcançar 6,7 mil quilômetros. Com essa distância seria possível atacar o Alasca, nos Estados Unidos. Um comunicado divulgado pela KCNA confirma o lançamento com "fins pacíficos".
"O espaço é um ativo comum a toda a humanidade e seu uso para fins pacíficos é uma tendência global. Quando o satélite for lançado, a ciência e a tecnologia da nação (Coreia do Norte) darão outro passo gigantesco na construção do poder econômico", diz o comunicado.
Um analista de defesa em Seul, que não quis se identificar, explicou o que é necessário para esse tipo de ação.
- O lançamento do míssil exige tecnologia adicional, porque ele precisa ser capaz de reentrar na atmosfera - expolicou o analista.
A Marinha dos Estados Unidos mantem um destroier USS Chaffee capaz de interceptar mísseis, na Coreia do Sul. A embarcação foi apresentada pela imprensa nos últimos dias.
Saiba Mais:
Coreia do Norte anuncia lançamento de foguete para abril
Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite
N. Korea informs of satellite launch plans
Coréia do Norte anuncia fim de acordos com Seul
Hillary alerta Coreia do Norte sobre 'atitudes provocativas'
Enquete:
Você acha que essa tensão provocada pela Coreia do Norte pode trazer consequências mais sérias para o mundo?
( ) Sim. Pode até dar início à mais uma Guerra Mundial
( ) Não. Os problemas serão apenas com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.
Fórum:
Comente a atitude do geverno norte-coreano. Na sua opinião, eles querem provocar outras lideranças do governo?
quinta-feira, 12 de março de 2009
Tensão na Ásia: Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite em abril
Marcadores:
abril,
Agência Marítima da ONU,
Coreia do Norte,
teste de míssil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário