segunda-feira, 16 de março de 2009
Coréia do Norte anuncia lançamento de um satélite
Por: Lara Martinho
Autoridades da Coreia do Norte anunciaram nesta quinta-feira (12) o lançamento de um satélite nos dia 4 e 8 de Abril. Entidades internacionais foram comunicadas sobre a decisão da Coreia e consideram que esse teste pode dar início a uma guerra.
Os Estados Unidos disseram que podem reagir a esse lançamento e acha a atitude da Coréia provocativa. Na semana passada, a imprensa já havia noticiado que o Japão e os EUA poderiam tentar interceptar um míssil balístico disparado pelo governo orte-coreano - algo que o país comunista alertou que seria interpretado como uma declaração de guerra.
EUA e Japão acreditam que esse teste de satélite na verdade seria para disfarça o lançamento de um míssil.
Segundo a agência de notícias coreana KCNA, o Norte diz ter aderido a um tratado internacional sobre a exploração espacial, "como parte dos seus preparativos para o lançamento de um satélite experimental de comunicações".
Alguns analistas dizem que o satélite Taepodong-2 pode alcançar 6,7 mil quilômetros. Com essa distância seria possível atacar o Alasca, nos Estados Unidos, mas até hoje não foi testado com sucesso.
Um analista em defesa de Seul, Coreia do Sul, que não quis se identificar, disse que o lançamento do míssil exige tecnologia adicional, porque o míssil precisa ser capaz de reentrar na atmosfera.
A Marinha dos Estados Unidos mantêm um destroier USS Chaffee capaz de interceptar mísseis, na Coréia do Sul caso haja um possível ataque.
Saiba mais:
Japão e Coreia do Sul pedem à Coreia do Norte que não lance míssil
Hillary diz ter "leque de opções" contra míssil norte-coreano
Coreia do Norte acusa EUA de tramar ataque com sul-coreanos
Enquete:
Opine.Você acha que a Coréia do Norte quer provocar o Estados Unidos ?
( ) Sim.
( ) Não.
( ) Talvez.
Fórum.
Comente. Você acha que a Coréia do Norte quer iniciar realmente um guerra contra lideranças políticas adversas?
Marcadores:
Coreia do Norte,
estados unidos,
guerra,
Japão,
lançamento de míssil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário