quinta-feira, 12 de março de 2009

Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite para abril



Por Hanrrikson de Andrade (Mundo)

A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira um projeto de lançamento de um satélite entre 4 e 8 de abril. A notícia causou polêmica entre as entidades internacionais, pois vários analistas apontam para o início de uma possível guerra. Os Estados Unidos consideram que o projeto se trata, na verdade, de um disfarce para o teste de um míssil intercontinental, e classificam a atitude como “provocativa”.

No dia anterior ao anúncio, o governo norte-americano chegou a acenar com a possibilidade de endurecimento das sanções impostas pela ONU após testes de mísseis e de armas nucleares em 2006.

Os norte-coreanos, por sua vez, dizem estar preparados para uma guerra. Segundo a agência oficial de notícias KCNA, o governo do país diz ter aderido a um tratado internacional a respeito da exploração espacial como parte dos seus preparativos para o lançamento de um satélite experimental de comunicações.

Vários analistas garantem que não existem muitas diferenças técnicas entre o lançamento de um satélite e um teste do míssil balístico norte-coreano de mais longo alcance, pois este usa o mesmo foguete, o Taepodong-2. O teste nunca foi realizado com sucesso, mas os engenheiros acreditam que, se lançado, ele poderia alcançar o Alasca.

Em entrevista à Reuters, um analista de defesa da rival Coreia do Sul, que preferiu não se identificar, afirmou que o míssil norte-coreano depende de tecnologia adicional para conseguir reentrar na atmosfera.

- O lançamento do míssil exige tecnologia adicional, porque o míssil precisa ser capaz de reentrar na atmosfera – disse.

A Coreia do Sul, inclusive, já se prepara no sentido de interceptar o possível lançamento do satélite norte-coreano. Em parceria com os Estados Unidos, o governo de Seul exibiu na última quinta-feira seu destroier USS Chaffee, da classe Aegis, que já participa de exercícios conjuntos e tem equipamentos capazes de interceptar mísseis.

TENSÃO – A interceptação ao possível lançamento do satélite norte-coreano pode ser considerado pelo país asiático como uma declaração de guerra. Esta foi a resposta da imprensa oficial de Pyongyang, dada na última semana.

Os norte-coreanos se dizem vítimas de uma sucessão de agressões por parte dos Estados Unidos e da Coreia do Sul e repudiam os exercícios conjuntos para uma possível interceptação utilizando o destroier USS Chaffee.

As relações entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, rivais históricos, ficou ainda mais complicada após a posse, há um ano, do presidente sul-coreano Lee Myung-bak, que deu fim às negociações do processo de unificação. Em janeiro deste ano, Pyongyang cancelou uma série de acordos por causa da decisão de Seul de ligar a ajuda bilateral ao cancelamento do programa nuclear norte-coreano.

Saiba Mais:

Coreia do Norte ameaça com guerra por causa de satélite
Japão investiga planos da Coreia do Norte sobre satélite
Coreia do Norte anuncia lançamento de foguete para abril

ENQUETE: O lançamento do satélite norte-coreano, possivelmente um teste de míssil balístico, pode culminar na Terceira Guerra Mundial?

SIM / NÃO

FÓRUM: Você considera que a Coreia do Norte tem direito de explorar avançadas tecnologias militares, assim como outros países já fazem, como os Estados Unidos, por exemplo? Qual é a sua opinião?

Nenhum comentário: