quinta-feira, 12 de março de 2009

Coreia do Norte anuncia teste de lançamento de satélite


Por Daniel Jardim (Mundo)


O governo da Coreia do Norte anunciou o lançamento de um foguete, entre os dias 4 e 8 de abril. Segundo autoridades norte-coreanas, o foguete colocará em órbita um satélite de telecomunicações. Os EUA acreditam que o lançamento seja, na verdade, o teste de um míssil de longo alcance, e julgou o anúncio norte-coreano como uma “atitude provocativa”. Algumas declarações dos líderes do país comunista sobre as afirmações americanas deixam no ar a ameaça de uma possível guerra.

Um dos fatores que aumentam a desconfiança dos EUA sobre o lançamento do satélite remete ao ano de 1998, quando o país norte-coreano testou um míssil de pequeno alcance e também alegou, na época, estar colocando um satélite em órbita. Outra preocupação sobre o míssil que hipoteticamente será lançado pelo país coreano é sua capacidade de alcançar o Estado norte-americano do Alasca.
Se o teste for mesmo realizado, autoridades de Washington planejam reagir com o endurecimento de sanções à Coreia do Norte impostas pela ONU após testes com armas nucleares realizados pelos norte-coreanos em 2006.


Além dos EUA, o Japão também se manifestou contra o teste. Os dois países poderão, inclusive, interceptar um míssil balístico lançado pelo país comunista. O governo norte-coreano afirmou que isso seria interpretado como uma declaração de guerra, e já estaria preparado para um eventual conflito. Analistas afirmam, porém, que dificilmente o país partirá para um combate direto. A imprensa oficial da Coreia do Norte declarou que está sendo vítima de uma intimidação “louca e impulsiva”, por parte dos americanos.

A Coreia do Sul também envolveu-se contra o lançamento do foguete. Seu vizinho do norte chegou à fazer ameaças veladas aos vôos comerciais sul-coreanos que passarem por seu território. Duas companhias aéreas do país do sul alteraram seus trajetos para não correr riscos. O governo sul-coreano pediu ao vizinho comunista que “retire imediatamente” a ameaça contra seus aviões comerciais.

Saiba mais:






Fórum: Você acha que a ONU deve ser mais enérgica com a Coreia do Norte caso o lançamento do míssil se realize?


Enquete: Na sua opinião, os Estados Unidos e Japão devem tomar atitudes para impedir o teste, mesmo que possa resultar numa guerra com o país norte-coreano?

( ) Sim

( ) Não

Nenhum comentário: