Editoria (Brasil) Por Renato Scofield
Dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife excomungou os envolvidos em um aborto legal feito por uma criança de apenas 9 anos. A mãe da menina e os médicos que realizaram o procedimento estão entre os que foram excomungados pelo arcebispo, a única poupada foi a criança.
A menina está em uma maternidade pública do Recife, em observação. Logo que foi internada, na noite de terça-feira, começou a receber doses de um medicamento para interromper a gravidez de gêmeos. No fim da manhã de quarta, o aborto se consumou. Se a gravidez continuasse a menina corria risco de morte. Mesmo assim a opinião da igreja é contrária ao aborto.
Para defender sua posição, Dom José Cardoso Sobrinho afirmou que o ato do aborto é um crime e um ato inaceitável contra a doutrina da igreja católica. Ele disse ainda que a lei de Deus é soberana e inquestionável. Por esses motivos a excomungação foi necessária.
- A lei de Deus está acima de qualquer lei humana. Então, quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos, é contrária à lei de Deus, essa lei humana não tem nenhum valor - acredita.
A educadora do SOS Corpo, entidade de defesa da mulher, Carla Batista, tem uma opinião diferente do arcebispo.
- Há organizações que não levam em consideração a vida dessa menina em um momento como esse e fazem um enorme desserviço em criar uma polêmica em torno de um caso que está garantido por lei e que há uma decisão da responsável pela menor no sentido de encaminhar dessa forma como está sendo encaminhado - afirma
Os médicos explicaram que era uma decisão dificil, pois desde que soube do aborto, o arcebispo se colocou imediatamente contrário a decisão e declarou sua opinião publicamente.
- Se a gravidez continuasse, o dano seria pior, podendo levar a uma gravidez de alto risco. O risco existiria até de morte ou de uma sequela definitiva de não poder mais engravidar - explica o médico Olímpio Moraes.
O teólogo e ex-professor da PUC de São Paulo João Batistiole comentou a excomunhão dos envolvidos no aborto legal.
- É uma posição dura, difícil de entender, uma posição institucional. A Igreja perde um pouco da credibilidade perante seus fieis - avalia.
ENQUETE:
Os médicos agiram certo ao realizarem o aborto em uma menina de 9 anos?
( ) Sim, pois a lei permite esse tipo de procedimento em casos como o estupro.
( ) Não. A lei de Deus está acima da lei dos homens.
MAIS NOTÍCIAS
Garota de 19 anos com Síndrome de Down é estuprada em Ouro Preto
Número de estupros aumenta 157% em 2009
Menina de 11 anos estaria grávida do padrasto no RS
FÓRUM
A lei de Deus está acima da lei dos homens? Você é contra ou a favor o aborto? Opine nos comentários.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Arcebispo de Recife excomunga envolvidos no aborto de menina de 9 anos
Marcadores:
arcebispo de recife,
estupro,
excomungado,
Igreja Católica,
menina 9 anos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
po renato copiou meu forum né??!!
rsrsrs
É ruim hein, nas minhas postagens não existem cópias, apenas consultas as propostas dos colegas de classe..hushuahsua...mas era a coisa mais óbvia pra colocar...
Postar um comentário