terça-feira, 10 de março de 2009
Arcebispo excomunga mãe e médicos envolvidos no aborto de menina estuprada pelo padrasto
Por: Isabela Silvino (Brasil)
O arcebispo de Olinda e Recife, José Cardoso Sobrinho, excomungou nessa quarta-feira todos os envolvidos no aborto feito pela menina de 9 anos estuprada pelo padastro, que confessou estuprar a enteada desde os 6 anos. Entre os excomungados, estão a mãe e os médicos. Dom José Cardoso Sobrinho justificou sua ação afirmando que o aborto foi um crime, e que as leis dos homens não estão acima das leis de Deus.
O médico Olímpio Moraes, um dos que tratou da menina, afirma que ela corria sério risco de morrer, ou talvez não pudesse mais engravidar. A lei permite que o aborto seja realizado quando o caso for de estupro, ou quando a mãe corre risco de morrer. Mesmo com os motivos sendo fundamentados em leis, a equipe médica sofreu com a oposição do arcebispo de Recife, um integrante da ala conservadora da Igreja.
Internada desde terça-feira numa maternidade de Recife, e alheia a polêmica, a menina de 9 anos recebeu doses de um medicamento para interromper a gravidez. No fim da manhã de quarta-feira, o aborto foi consumado. Após saber que o aborto havia sido feito, o arcebispo penalizou a mãe da menina e os médicos que participaram do aborto, exceto a criança, com a excomungação. E declarou que a Igreja Católica considera que houve um crime e um ato inaceitável para a doutrina.
Já as entidades de defesa da mulher, da criança e de adolescentes não concordam com a opinião do arcebispo e condenam sua atitude:
- Há organizações que não levam em consideração a vida da menina em um momento como esse e fazem um enorme desserviço em criar uma polêmica em torno de um caso que está garantido por lei – afirmou a educadora do SOS Corpo, Carla Batista.
Quem também comentou o caso, foi o teólogo e ex-professor da PUC São Paulo, João Batistiole:
- É uma posição dura, difícil de entender, uma posição institucional. A Igreja perde uma pouco da credibilidade perante os seus fiéis.
Enquete:
O arcebispo está correto em excomungar os médicos e a mãe da menina?
( ) Sim
( ) Não
Fórum:
Apesar de excomungar os médicos e a mãe da menina, o Arcebispo de Olinda e Recife não excomungou o padrasto que cometeu o estupro. Qual é a sua opinião sobre o tema?
Saiba mais:
Padrasto que violentou menina de 9 anos em PE não será excomungado pelo arcebispo de Recife
Arcebispo de PE rebate as críticas de Lula e diz que envolvidos em aborto de menina podem ser perdoados
Lula comenta estupro de menina de 9 anos em Pernambuco e diz que violência é problema de todos
Marcadores:
aborto legal em Recife,
arcebispo de recife,
estupro,
excomungado,
menina 9 anos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Eu fiz o comentário, mas sem logar no blog. Precisa da autorização do professor para o comentário entrar no ar. Caso o o prof não tenha tempo vou reescrever aquilo que me lembro.
Gostei do texto, passou a notícia bem e gostei do fato de vc ter lembrado de colocar foto.Não percebi nenhum erro de digitação, algo difícil. Acho que deveria ter links no corpo do texto.Acredito tb que poderia ter mais aspas, especialmente do arcebispo. Fórum, enquete e saiba mais, bons.
Postar um comentário