Por: Isabela Silvino (Mundo)
O governo da Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira que planeja lançar um foguete com um satélite, lançamento esse a ser realizado entre os dias 4 e 8 de abril. As primeiras informações indicavam que seriam entre os dias 11 e 15 de abril. A informação é da agência marítima da ONU e da agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul temem que o lançamento do foguete com um satélite, seja apenas um pretexto para testar um novo míssil de longo alcance Taepodong-2. O governo do Japão vai entrar com medidas legais para tentar evitar o teste, já que em 1998, Pyongyang anunciou um lançamento de um “projétil lançador de satélites”, que era na verdade um míssil Taepodong-1, que sobrevoou o Japão antes de cair no oceano Pacífico.
Outros testes com mísseis aconteceram em 2006, 2007 e 2008 causando protestos, e foram interpretados por especialistas como uma intimidação para pressionar nas negociações sobre o fim do programa nuclear de Pyongyang.
Saiba mais:
Coreia do Norte acusa EUA de tramar ataque com sul-coreanos
Conheça a história das Coreias
Coreia do Norte se diz totalmente preparada para o combate
Enquete:
A Coreia do Norte está mentindo em relação ao lançamento de foguete com um satélite?
( ) Sim, na verdade eles irão lançar mais um míssil de longo alcance.
( ) Não, apenas querem colocar em órbita um satélite.
Fórum:
Para você, qual é a real intenção da Coreia do Norte ao lançar consecutivamente tantos mísseis?
quinta-feira, 12 de março de 2009
Coreia do Norte planeja lançamento de foguete no início de abril
Marcadores:
Agência Marítima da ONU,
Coreia do Norte,
Governo japonês,
Japão,
míssel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Do ponto de vista técnico, o texto não compromete, embora pudesse ser mais longo, detalhado. Faltou citar (pelo menos assim penso) a possibilidade de uma guerra entre os países envolvidos - acho que esse é o principal mote, mais importante até do que o próprio lançamento do "satélite".
Como informação complementar, valeria mencionar os motivos pelos quais Coreia do Sul e Coreia do Norte interromperam as relações diplomáticas que visavam o processo de unificação (e agora, em pouco tempo, já estão a beira de uma guerra).
Postar um comentário