segunda-feira, 15 de junho de 2009

Enfim liberdade de imprensa

Por: Vivian Vinhal (Opinião)



Quem foi que nunca ouviu um jornalista reclamar pela falta da tal “liberdade de imprensa”? Isso era muito comum, pois a lei da imprensa regulava a liberdade de manifestação do pensamento e de informação.

A lei que estava em vigor desde o fim do governo Castello Branco, o primeiro dos generais-presidentes do regime militar (1964-1985), teve fim; E para sorte dos jornalistas, um final feliz! Agora, os profissionais dessa área ficam submetidos à constituição federal e aos códigos penal e civil.

Prova disso foi a declaração de Maurício Azedo, presidente da ABI: “corresponde a um avanço muito importante no esforço de construção de uma sociedade democrática. Significa também o término de um longo período de coerção que a imprensa sofreu, não apenas durante a ditadura militar, de 1964 a 1985, mas ao longo da história".

Nesse caso toda a gama jornalística foi beneficiada e a lei justa, uma prova de que nem tudo está perdido e a esperança de melhorarmos as condições do trabalho jornalístico e a aplicação correta da lei foi concretizada.
Saiba mais
Enquete
Se você fosse representante no supremo tribunal federal, votaria na revogação da lei de imprensa?
( ) sim
( ) não
Fórum
Quais os benefícios que a revogação da lei traz, de fato, para os jornalistas?

Nenhum comentário: