quarta-feira, 17 de junho de 2009

Lei da meia entrada pode chegar ao fim

Por: Isabelle Caroline (Opinião)

Ir ao cinema, ao teatro ou a shows são atividades que fazem parte da vida de muitos jovens, conquistados a partir do benefício da lei da meia-entrada. Porém, esse benefício pode ter seus dias contados.
Um projeto aprovado no dia 9 de novembro de 2008, no Senado, prevê a restrição de no máximo 40 % de ingressos destinados à meia – entrada (para jovens e idosos). Desde que a lei foi criada,houve uma proliferação de carteiras estudantis, mesmo para quem nada tem a ver com estudos, o que é apontado como problema pelos produtores de eventos culturais.
O uso indiscriminado do benefício provoca prejuízo aos organizadores, pois a maioria paga a metade nos ingressos de cinemas e shows, mesmo não sendo estudantes. Graças a essa situação, os produtores acabam aumentando o preço dos ingressos, o que, caso a lei seja aprovada, um número maior de pessoas se afastaria dos eventos culturais.
Se houvesse um grande investimento na cultura e no lazer, por parte do governo, para justificar o grande número de impostos pagos pela população, o custo diminuiria e os cidadãos poderiam comprar um ingresso, sem apelar pela falsidade.
Um dos maiores exemplos disso é a pirataria. O governo sempre faz campanha contra a ilegalidade, mas não dá subsídios para que a população adquira um produto original. Quando eles resolverem agir em prol daqueles que os elegem, as coisas podem mudar.


Saiba Mais:

Benefício da meio entrada será tema de audiência pública

Projeto no Senado proíbe meia-entrada nos finais de semana

Distorções causadas pela lei da meia entrada


Enquete:

Você acha que a meia- entrada deve chegar ao fim?

( ) Sim, pois muitas pessoas que não são estudantes estão se aproveitando,levando prejuízo aos produtores culturais.

( )Não, os estudantes e idosos não devem ser prejudicados.


Fórum:

O que você acha que devia acontecer para que a farra da meia - entrada acabasse?

Nenhum comentário: