quarta-feira, 17 de junho de 2009

Oportunidade ou discriminação?

Por: Márcia Soligo (Opinião)

A polêmica lei das cotas foi suspensa no dia 24 de maio pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por ser considerada de caráter discriminatório. Esta lei permitia uma porcentagem de vagas em Universidades públicas do estado do Rio para estudantes provenientes da rede pública, negros, pardos, índios, filhos de bombeiros e policiais.


Desde que nasceu a lei gera muitas discussões em torno de seu caráter, pois fica difícil pontuar em que momento a reserva de cotas deixa de ser uma solução para exclusão social e passa a ser discriminação por etnia ou condição financeira.

É impossível negar que no nosso país não há uma separação silenciosa entre classes. O ensino de qualidade sempre foi um “luxo” para a classe alta e média, e os problemas da rede pública desde o ensino fundamental são impossíveis de não serem notados. Por isso uma lei estabelecendo cotas poderia ser solução, se não possuísse tantas falhas e fosse claramente uma medida assistencial.

Infelizmente, tentar nivelar o ensino de qualidade quando o aluno chega à faculdade não resolve os inúmeros problemas de educação do país. É uma maquiagem para melhorar números e dados. Claro que considerar uma reforma completa no ensino público desde suas bases é algo extremamente radical, pois levaria anos. Contudo, acredito que alguma mudança deveria estar ocorrendo enquanto cotas são criadas, algo que possibilitasse a construção de um alicerce melhor e aproximasse o ensino das redes privada e pública.

Acredito que durante uma reforma educacional que pretenda trazer consciência, informação e cultura ao país, as cotas podem e devem existir. Porém devem ser direcionadas aos alunos com baixa renda familiar, sem nenhuma distinção de cor ou sexo, afinal, somos todos iguais e só precisamos de oportunidades para demonstrar talentos e vocações. Não é a nossa descendência que nos limita, e sim os cortes abruptos que a sociedade aplica em quem não pode bancar ensino, educação e uma formação cultural de qualidade.

Saiba Mais

- Justiça suspende cotas em Universidades do Rio

- Justiça Federal condede liminar a alunos reprovados em vestibular em consequência de cotas

- Procuradoria entra com recurso a favor de cotas


Opine

Qual é a sua opinião sobre as cotas? Esta é realmente a melhor solução?


Vote

Você é a favor da extinção da lei de cotas em Universidades Públicas?

( ) Sim
( ) Não


Nenhum comentário: