Por : Isabelle Caroline ( opinião)
A medida que determina o fim da Lei de imprensa tem como objetivo acabar com medidas autoritárias impostas na época da ditadura, como prisões e multas pesadas a jornalistas e veículos de comunicação.
Com a revogação da lei criada em 1967, julgamentos de ações contra jornalistas passam a ser feitos com base na Constituição e nos códigos Civil e Penal, que prevêem penas mais brandas para os crimes de injúria, calúnia e difamação, que eram punidos por até três anos de prisão. O profissional agora não pode mais manter sigilo sobre sua fonte, o que pode por fim ao jornalismo investigativo que já desmascarou muito corruptos que estão no poder.
Outra questão que está à espera de julgamento no Supremo é o fim do diploma para jornalistas. Atualmente o jornalismo colaborativo, tem ajudado muito os veículos de comunicação e a sociedade. Porém, põe em xeque a profissão do jornalista, que passa 4 anos numa universidade e depois seu diploma não valerá de nada.
O fim da lei não traz melhorias, só incorpora uma nova censura, onde o Estado passa a interferir nas informações que chegam à sociedade. Nada mais além disso.
Saiba Mais:
STF derruba Lei de imprensa
Entenda o que está sendo discutido na lei de imprensa
Enquete:
Você é a favor do fim do diploma para jornalistas?
( ) Sim
( ) Não
Fórum:
Você acha que o fim da Lei de imprensa, será implantada uma nova censura?
terça-feira, 2 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário