quinta-feira, 18 de junho de 2009
Meia-Entrada: Justa ou não?
por Isabela Silvino (Opinião)
“A cultura é um direito de todos”, é o que sempre dizem os governantes, e a iniciativa privada. Visando realmente garantir esse direito a todos os cidadãos, o governo criou em 1996, a Lei de Meia-entrada, que garantiu um benefício de pagar a metade do valor do ingresso inteiro para menores de 21 anos, estudantes, idosos, entre outros.
Porém, a lei tem um pequeno problema: falsificadores de carteiras estudantis. E isso é sabido desde o início. O governo não fiscaliza, e pessoas que não são estudantes de fato, se aproveitam dessa brecha. E com isso, produtores culturais e exibidores de filmes no Brasil, alegam que estão com sérios problemas de verba, e aumentam cada vez mais os preços dos ingressos.
Mas precisamos analisar, será que o preço está realmente justo? O público tem dito claramente que não está. Já que o preço da meia-entrada passou a ser um preço equivalente ao da entrada inteira, e essa última dobrou o seu preço.
É preciso que o governo tome às rédeas da situação, para que abusos não sejam cometidos de ambos os lados. Nem do público, nem da iniciativa privada. Essa por sua vez, que ainda recebe incentivo fiscal, pela Lei Rouanet, quando oferece algum tipo de apoio à cultura no Brasil.
A questão é, novos projetos estão aparecendo para mudar a lei de meia-entrada, alguns deles bastante polêmicos como o projeto de proibir meia-entrada nos fins de semana. Proibir dessa forma, com certeza, não será a melhor solução para ninguém. É preciso sim, buscar uma saída, quem sabe com a fiscalização, para que o direito continue valendo para aqueles que realmente merecem.
Saiba Mais:
Meia-entrada para estudantes poderá ser proibida nos fins de semana
Ministro da Educação critica projeto sobre a meia-entrada
Enquete:
Você é a favor de uma maior fiscalização na Lei de Meia-entrada?
( ) Sim
( ) Não
Fórum:
O que você acha de proibirem a meia-entrada durante os fins de semana?
Marcadores:
cidadao,
cultura,
governo,
lei de meia entrada,
lei rouanet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário