quarta-feira, 17 de junho de 2009

Lei da meia-entrada: benefício para quem?



Por: Mariana Pontual (Opinião)

Desde sua criação em 1996, a Lei da meia entrada vem causando muita polemica entre os estudantes e os estabelecimentos comerciais que devem cumprir esta lei. Segundo a lei da meia entrada, não fica explicito em nenhum artigo que o os estabelecimentos comerciais que cuprirem a lei tem algum incentivo fiscal ou econômico em nenhum sentido. Ou seja, não é justo com as casas de festas com eventos particulares, que essa lei seja imposta nas mesmas. Já que essas casas pagam seus impostos e são obrigadas a acolher uma grande remeça de meios pagantes, já que a lei acolhe alunos dos 1º, 2º, e 3º graus de qualquer estado nacional com e qualquer tipo de carteirinha emitida em território nacional seja da UNE (União Nacional dos Estudantes) ou de qualquer colégio de beira de esquina. Isso tudo nos levar a crer que o que seria realmente mais justo com os estudantes e as casas de festas, que os estudantes só poderiam pagar meia entrada em eventos financiados com dinheiro público ou que o governo de algum tipo de incentivo fiscal para as mesmas.

Podemos observar que desde a criação da lei de meia entrada, as pessoas que não são estudantes passaram freqüentar menos esse tipo de lugar, pois, desde a criação da mesma os ingressos ficaram muito mais caros para suprir a necessidade da casa de espetáculos de pagar os artistas, impostos, seguranças e etc... Ou seja, o que podemos observar com esses fatos é que a meia entrada é uma farsa, pois com a aumento absurdo dos ingressos para suprir o valor da meia entrada fica muito caro para que não é estudante freqüentar esse tipo de lazer. Com isso devemos nos questionar se o valor da meia entrada, não seria o valor da entrada inteira se não fosse essa lei?

Levando todos esses fatos em considerarão, devemos lembrar também que no Brasil pra tudo tem um jeitinho, ou seja, será que meia entrada não incentiva a falsidade ideológica? Pois se pensarmos racionalmente se você pode pagar R$ 25 porque pagar R$50? Hoje com o advento do computador em qualquer lugar que nossos olhos podem chegar (em casa, Lan House) dá para se falsificar uma declaração de colégio ou faculdade e alem disso, em qualquer papelaria vem carteirinha escolar é só você colar uma foto 3X4 e preencher seus dados e pronto você é um estudante de novo.

Saiba Mais:

Lei amplia meia-entrada para estudantes


As distorções provocadas pela lei da meia entrada

Senado vota lei que restringe meia entrada de estudantes

Enquete:

Você é a favor da meia entrada ? Vote aqui

( ) Sim, porque sou estudante e não tenho condições de pagar os preços abusivos dos ingressos.

( ) Não, porque não acho justo com as casas de festa e não é justo que apenas uma minoria pague meia entrada. Direitos iguais para todos.

Fórum:

Você acha que os estabelecimentos comerciais que cumprem a lei de meia entrada devem ter incentivo fiscal? Opine aqui.

Nenhum comentário: