segunda-feira, 15 de junho de 2009
Lei da Meia - Entrada: benefício para quem?
Por: Lara Martinho (Opinião)
A meia- entrada é direito de todo estudante em qualquer lugar do país. O que está acontecendo é um conflito entre o ministério público, os produtores de show, cinema e teatro, o senado e a união nacional de estudantis.
O mistério é favor de uma nova lei para que a meia – entrada dê benefícios tanto para o estudante como para os estabelecimentos que fornecem a meia-entrada. Os produtores querem acabar com a lei de meia-entrada e reduzir os preços. Os estudantes querem continuar tendo o direito a cultura por um preço acessível.
Com a nova lei os produtores podem ser beneficiados pelo governo, mas não é obrigatório. Sem a nova lei os ingressos podem baixar e ser cobrados pelo real valor que valem e a falsificação de carteirinha de estudante será reduzida.
Uma das principais reclamações dos produtores é o excesso de meia-entrada fornecido em cinemas, principalmente, por pessoas de qualquer idade.
“Hoje está insustentável. Nós temos casos de mais de 90% da bilheteria comprometida com a meia entrada”, afirma a representante da Associação dos Produtores de Teatro Bianca de Felippes.
Para o Senado a solução é o controle da emissão de carteirinha de estudantes e a cota de acessos limitados para os estudantes nos estabelecimentos.
O acesso a cultura já não é um direito adquirido por todos e se continuar do jeito que está nunca chegará a um acordo e os estudantes e os estabelecimentos continuaram no prejuízo e ninguém será beneficio pela lei.
O ideal seria que os ingressos fossem mais baratos, os estudantes até 21 anos pagassem meia-entrada independente de estarem estudando ou não e o governo fizesse um acordo com os produtores para reduzirem os impostos.
Essa nova lei é uma polemica até mesmo entre os estudantes que não sabem ao certo o que realmente será melhor para eles e quais benefícios trará essa nova lei.
O assunto gera polêmica mesmo entre os estudantes. “Eu acredito que os estudantes, independente da idade, deveriam sim pagar meia-entrada”, afirmou um estudante. “Por outro lado, o número de entidades e de formas alternativas de se conseguir a carteira também prejudica quem vive de cultura”, argumentou outro estudante.
Saiba mais:
Meia-entrada para estudantes poderá ser proibida nos fins de semana
Ministro da Educação critica projeto sobre meia-entrada
Comissão do Senado aprova projeto que restringe a meia-entrada
Ministro defende que todos os menores de 18 anos tenham acesso à meia-entrada
Enquete: Afinal com a redução do preço dos ingressos todos saíram beneficiados,estudantes e estabelecimentos?
( ) Sim. O estudante continuará pagando meia e os estabelecimentos não terão prejuízos com a meia-entrada.
( ) Não. Somente o estudante será beneficiado e não serão todos os estudantes. Pela lei só até os 21 anos.
Fórum: Com o controle da emissão de carteira de estudante os estabelecimentos terão mais lucros e favorecerá a redução no preço dos ingressos? Opine.
Marcadores:
benefícios,
carteirinhas,
estabelecimento,
estudantes,
ingressos,
lei da meia-entrada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Então, li a matéria e gostei muito. Mas não achei muito conclusiva. Até onde eu sei, a Lei de meia-entrada para menores de 21anos só existe no Estado do RiodeJaneiro. Não há registro desta mesma Lei em proporções Federais. Você poderia me tirar essa dúvida?
Postar um comentário