quarta-feira, 17 de junho de 2009

Lei da meia-entrada: benefício para quem?







Por: Andréia Homem (Opinião)



O País possui elevados impostos e taxas que devem ser pagos mensal e anualmente, valores que deveriam garantir segurança, saúde e lazer. Porém, além de pagar as contribuições civis, temos que gastar enorme quantia quando queremos nos entreter.



A meia-entrada, benefício para estudantes e idosos, garante acesso à cultura e entretenimento, que são fatores fundamentais para a educação e para a qualidade de vida, tanto dos estudantes quanto dos idosos.



Se o governo brasileiro investisse na cultura do país, o custo para o público ter acesso ao entretenimento seria mais barato, incentivando as pessoas a consumirem os valores sociais. Porém é tanta taxa e tanto imposto, e em contrapartida tão pouco investimento com o dinheiro público, que as casas de shows, os cinemas, os teatros e demais promotores de entretenimento, são obrigados a cobrar caro, no intuito de sobreviverem à globalização e sua acompanhante, a modernidade líquida.



Com a fluidez das atrações oferecidas, o advento da tecnologia, e a violência, que mudaram os hábitos do ser humano, artistas, músicos, e demais dependentes do público consumidor para sobreviver na área do entretenimento sofrem para manter suas vidas financeiras estáveis.


Claro que toda regra tem sua exceção, e como o próprio governo abusa do poder sobre os demais cidadãos brasileiros, quem tem empresas e pode cobrar caro por um serviço, eles cobram, dobrando, e em certos casos triplicando os valores das ofertas, defendendo suas atitudes na enorme quantidade de meias-entradas.



O problema começa na gestão do país, que pouco faz para mudar essa situação. Em vez de ter controle, e usar o dinheiro público arrecado para cumprir o que pregam, eles preferem fechar os olhos, arrecadar mais impostos em cima das instituições privadas, e demonstrar falsas ações através de leis da meia-entrada, cotas nas universidades. Dessa forma o povo reage, e da maneira mais incorreta, falsificando carteira de estudante, falsificando comprovantes de matrículas em instituições de ensino, pirateando CDs e DVDs, enfim, alimentando cada vez mais a ilegalidade. É direito de todo o cidadão cumprir seus deveres perante a sociedade, e usufruir qualidade de vida com saúde, segurança e lazer.

Saiba Mais




Proibição da meia entrada no final de semana



A briga da meia entrada





Enquete

Para você a Lei da Meia-Entrada faz diferença?
( ) Sim, sou estudante ou idoso, e usufruo o direito.
( ) Não, não tenho o direito a meia-entrada.
( ) Sim, não tenho direito, mas gostaria de ter.

Fórum

Discuta aqui a relevância da lei da meia-entrada para estudantes e idosos, e para as instituições prestadoras de serviços de entretenimento!

Tags







Nenhum comentário: